O que é
O empréstimo de ações é também conhecido como BTC/BTB, ou, aluguel de ações ou ativos.
É uma operação na qual o detentor de um determinado ativo (doador do empréstimo) autoriza sua transferência a um terceiro (tomador do empréstimo) em troca de uma taxa acordada e por um prazo determinado. A partir de então, o tomador é livre para vender esses ativos ou utilizá-los em outras estratégias operacionais, mas deve devolvê-los conforme o acordado entre as partes da operação. A B3 atua como a contraparte central de todas as operações, observando procedimentos e controles de riscos regulatórios.
E Como Funciona?
O serviço de empréstimo é formalizado via contrato registrado mediante intermediação feita pela nossa mesa de operação, na qual ocorre a pactuação voluntária entre o doador e o tomador sobre as taxas prefixadas e o prazo de vencimento do empréstimo. O prazo mínimo de criação do contrato é de um dia útil e não existe um prazo máximo, sendo que o contrato padrão é de 26 dias úteis, acordado livremente entre as partes.
Durante o prazo do empréstimo, o tomador poderá utilizar o ativo em suas operações, normalmente realizando venda a descoberto ou short selling, conforme a expectativa do tomador de que ocorrerá uma queda nos preços do ativo. No vencimento do contrato, o tomador deverá pagar a taxa acordada somada aos tributos cobrados pela B3 e a corretagem da intermediadora. No caso do doador, ele paga apenas a corretagem da intermediadora.
Principais Partes do Empréstimo de Ativos:
Para toda operação de empréstimos de ativos há duas figuras principais, o cliente doador e o cliente tomador do ativo.
O doador é aquele que cede temporariamente os direitos sobre os seus ativos a favor do tomador, é como uma locação com condições de pagamento e prazo pré-definidos. A vantagem principal de figurar como doador seria a possibilidade de aumentar a rentabilidade da sua carteira sem desfazer de seus ativos, com ganhos periódicos e com o direto assegurado de eventuais proventos, dividendos e outros relacionados ao ativo.
O tomador é quem solicita o empréstimo de ativos junto a B3 para realizar operações de venda a descoberto. Deverá devolver o ativo ao doador conforme pactuado. Dentre as vantagens ao tomador, destacamos a chance do tomador de aproveitar novas oportunidades sem possuir os ativos efetivamente em sua carteira, podendo operar com determinadas condições do mercado para viabilizar lucros.
Riscos
No caso de riscos para o doador do ativo, entende-se que não há tanto risco uma vez que todas as condições foram definidas voluntariamente e medidas pela B3. No caso do tomador dos ativos, esse é obrigado a cumprir as regras do contrato registrado, na qual inclui a garantia de devolução dos ativos emprestados.
A B3 exige que o tomador forneça margem de garantia para o empréstimo para promover maior segurança, elas podem ser dadas em dinheiro ou outros ativos, e equivalem a parte do valor de locação dos ativos. Assim, caso o tomador não cumpra com a sua parte no vencimento do empréstimo, o doador pode executar a garantia e, o tomador deverá realizar o pagamento em dinheiro.
Para saber mais sobre empréstimo de ativos, entre em contato com o nosso time. Temos profissionais altamente capacitados com plataforma apta para auxiliá-lo! E-mail btb@www.commcor.com.br
Fique tranquilo, é tudo confidencial. Vamos lá!
Commcor DTVM LTDA
Rua Joaquim Floriano, 960
14º Andar
Itaim Bibi - São Paulo-SP
CEP: 04534-004
Dados para depósito:
Banco B3 - 096
AG: 0001 C/C: 147-5
H.Commcor DTVM LTDA
CNPJ: 01.788.147/0001-50
Prezado Cliente estamos tecnicamente estruturados para lhe atender em situações de anormalidades que possam ocorrer devido a falta ou falha dos serviços de telecomunicações (voz e dados) por parte das empresas responsáveis pelo fornecimento desses serviços especializados. Na eventualidade da falta de comunicação através do nosso número chave de telefone (11) 2127-2777 e seus ramais, solicitamos que o contato seja através dos seguintes números :
Agradecemos sua compreensão, Commcor
Prezado (a) Cliente,
A COMMCOR, distribuidora de títulos e valores mobiliários com mais de 25 anos e longo histórico no mercado de commodities, passa hoje por uma grande transformação ao se associar ao maior Banco de Investimentos da América Latina. Firmamos um acordo operacional com o Banco BTG Pactual (“BTG Pactual”), por meio do qual o BTG Pactual passará a atender os clientes da COMMCOR que vierem, a migrar sua carteira de investimentos, ativos e custódia para o BTG Pactual a partir do dia 02/09/24.
Para que nossos clientes continuem com o atendimento de excelência que tanto prezamos, e que possam conhecer e usufruir dos melhores serviços financeiros do país, informamos também que nosso time de Agrobusiness seguirá nessa nova jornada, agora, diretamente no BTG Pactual.
Este é um grande passo para nossa empresa, que passa a oferecer aos seus clientes acesso a uma gama ainda maior de produtos e soluções de investimento, tanto para as empresas do agronegócio, quanto para investidores pessoas físicas que tanto nos ajudaram e contribuíram para nosso desenvolvimento ao longo dessa jornada.
O processo de migração está em curso e estamos atualizando nossos clientes por e-mail, para mais informações, acesso o nosso FAQ.
Agradecemos a sua confiança e asseguramos que esta transição será realizada de forma clara e transparente, com foco total em seu interesse.
Atenciosamente,
COMMCOR